Um sistema de última geração fará o controlo dos semáforos de forma automática e remota e permitirá tirar ainda maior partido do Centro de Gestão Integrada (CGI) e melhorar a circulação automóvel na cidade.
O novo sistema terá um custo de 7,78 milhões de euros e substituirá o anterior, que funcionava com base em princípios tecnológicos desatualizados. A Câmara do Porto vai analisar e votar a adjudicação na próxima terça-feira ao consórcio constituído pela Soltráfego, Meo e Armis, que ganhou o concurso público internacional.
A grande diferença entre o atual e o futuro sistema, estruturalmente, consiste na interligação de todos os controladores de tráfego existentes e a instalar, no decorrer do contrato, a um novo software de gestão de tráfego (SWOFT) e na migração de câmaras de vídeo analógicas do sistema de gestão de vídeo (SGV) para digital IP. Tal vai permitir, entre outras funcionalidades, uma optimização de toda a rede semafórica da cidade do Porto, nomeadamente através da seleção manual de planos de regulação de tráfego; seleção automática ou dinâmica de planos de regulação de tráfego; regulação dos sinais luminosos; macro e micro-regulação e recolha de dados de tráfego.