PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Porto com novas regras para acesso automóvel às zonas condicionadas da cidade

Porto com novas regras para acesso automóvel às zonas condicionadas da cidade

As novas regras para entrada nas Zonas de Acesso Automóvel Condicionado (ZAAC) nas ruas de Cedofeita, Flores, Ribeira e Santa Catarina entram em vigor já no próximo dia 16 de janeiro, precisamente um dia depois de terminar a inscrição obrigatória para entrada nas áreas em causa.

“Os condutores que, comprovadamente, necessitem de aceder ao interior destas zonas, têm até dia 15 para fazer o registo obrigatório numa plataforma digital”, informou a Câmara Municipal, adiantando que vai realizar um webinar “para dissipar qualquer dúvida” na próxima segunda-feira, 10 de janeiro.

A sessão vai decorrer no período da tarde, entre as 14h00 e as 14h30, sendo que os cidadãos interessados em participar devem inscrever-se, previamente, através do link disponibilizado na página oficial da Câmara Municipal.

Das alterações introduzidas ao regulamento das ZAAC, a autarquia “ressalta a possibilidade de residentes ou comerciantes sem estacionamento poderem aceder ao interior destas zonas a qualquer hora do dia (por períodos até 30 minutos), tendo sido ainda alargado o horário de entrada para cargas e descargas e operadores logísticos (que passam a usufruir de até 30 minutos de permanência gratuita, num período mais alargado, das 00h00 às 11h00 e das 21h00 às 24h00).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Se o tempo de permanência no interior das ZAAC for superior ao estipulado, são cobrados 7,50 euros como penalização, mas o intuito do Município do Porto é que não haja lugar a qualquer cobrança”, esclarece.
As autorizações em vigor mantêm-se sem alteração até ao dia 15 de janeiro.

A Câmara Municipal refere ainda que o pedido de acesso às outras zonas onde o trânsito automóvel é condicionado deve ser feito sempre através do Portal do Munícipe.

Importante referir que a delimitação das Zonas de Acesso Automóvel Condicionado (ZAAC) surgiu em 2018 com o objetivo de “permitir acolher, em condições de conforto e de segurança, os grandes fluxos e concentração de pessoas” nas zonas de maior procura da cidade, sobretudo nas artérias mais comerciais e turísticas do Centro Histórico.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil