PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto é cidade-mentora no programa “100 Intelligent Cities Challenge”

Porto é cidade-mentora no programa

A Comissão Europeia vai apoiar a implementação de estratégias de inovação e desenvolvimento tecnológico em 124 cidades e o Porto faz parte do grupo de dez cidades-mentoras, juntamente com Barcelona, Amesterdão, Antuérpia e Singapura, entre outras. 

“100 Intelligent Cities Challenge”. Assim se intitula a iniciativa da Comissão Europeia que pretende transformar 124 cidades em centros urbanos inteligentes e sustentáveis.

O Porto é uma das cidades que servirá de referência às cidades-participantes no programa.

Já Roma, Budapeste, Bratislava, Sófia e Zagreb, para além das portuguesas Guimarães e Valongo, integram a lista das 124 cidades escolhidas pela Comissão Europeia para receber este apoio.

Segundo explica o Porto., esta iniciativa da Comissão Europeia tem como principal objetivo contribuir para uma sociedade mais sustentável e socialmente responsável. As cidades-participantes receberão apoio em áreas como a mobilidade, transição energética, formação e capacitação dos recursos humanos, gestão de crises, segurança e saúde. O trabalho desenvolvido terá sempre como base a tecnologia e as ferramentas de apoio à transição digital.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Com a duração de 30 meses, o programa incluirá mais de 100 dias de ações de trabalho conjunto entre as cidades-participantes e as cidades-mentoras.

A Associação Porto Digital será responsável pela coordenação da participação do Porto no programa “100 Intelligent Cities Challenge”, que se enquadra na “estratégia do Município para o desenvolvimento da infraestrutura tecnológica da cidade, nomeadamente dos investimentos planeados para expansão da rede de fibra ótica, a expansão da rede Wi-Fi gratuito ‘Porto. Free Wi-Fi’ – que desde 2018 já registou mais de 2,5 milhões de dispositivos ligados – e, ainda, os investimentos em ferramentas de apoio à decisão baseados em recolha e análise de dados”.

Para além disso, “a ação da Porto Digital será ainda relevante no contexto da partilha de conhecimentos relacionados com as oportunidades económicas na área das cidades inteligentes, nomeadamente o desenvolvimento de oportunidades para startups”, acrescenta o portal da autarquia.

 “Com a participação nesta ação, o Porto poderá partilhar o trabalho que tem sido desenvolvido, mas também explorar novas oportunidades de colaboração com municípios que têm liderado o processo de transição digital na Europa. Esse é um dos pilares de desenvolvimento definidos pela Comissão Europeia, não só no contexto das várias medidas de mitigação da pandemia de COVID-19, mas, acima de tudo, para uma fase de recuperação e de desenvolvimento futuro”, salienta a autarquia.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem