CM Matosinhos

Porto é a cidade mais verde de Portugal

Porto é a cidade mais verde de Portugal

Nunca os espaços verdes, parques e jardins assumiram tanta importância na vida dos cidadãos como no contexto atual de pandemia, em que grande parte das liberdades, muitas vezes dadas como adquiridas, foram parcial ou totalmente retiradas.

São cada vez mais os portugueses que procuram um bom espaço ao ar livre para se reunir com amigos e ou familiares, para desfrutarem de um bom livro ou, simplesmente, para admirarem a paisagem, ouvirem os sons da natureza e assistirem à vida a acontecer.

Consciente desta realidade, e na importância acrescida que os espaços verdes passarão a assumir no período pós-pandemia, a Holidu, o motor de busca para alojamentos de férias, realizou um estudo das cidades portuguesas com a maior área de parques e jardins por pessoa. Entre as 10 cidades eleitas, quatro, que constituem os lugares cimeiros da tabela, ficam no Norte, com a cidade do Porto a destacar-se em primeiro lugar como a cidade mais verde de Portugal.

Foto: António Sousa Machado

“O Porto com 0.57m2 de parques e jardins por 1000 habitantes é oficialmente coroada a cidade mais verde de Portugal”, indica a Holidu. O Parque da Cidade do Porto é considerado “o maior e mais popular parque da cidade” com mais de 80 hectares de terreno.

O segundo lugar do pódio é ocupado pela Maia, com 0.40m2 de parques e jardins por 1000 habitantes. Entre os vários espaços a visitar, destaque para o Parque de Avioso, onde os utilizadores são convidados “a imaginar e sentir a harmonia que povoa o parque, quer pelos arvoredos, típicos de uma floresta espontânea, quer pela paisagem magnífica que o parque proporciona”.

Vila do Conde completa o pódio com 0.38m2 de parques e jardins por 1000 habitantes. Entre o Cais das Lavandeiras e a ponte que atravessa o Rio Ave está a Praça da República onde se insere um “bonito jardim ladeado pelo rio e por casas dos séculos XVIII e XIX”, destaca o motor de busca, convidando os amantes de exercício físico a uma visita ao Parque de Jogos Municipal, que possui campo de voleibol de praia, campo de ténis e campo de basquetebol.

Jardins do Santuário do Bom Jesus, Braga

O top4 das 10 cidades mais verdes encerra com mais um local a Norte, Braga, com 0,35m2 de parques e jardins por 1000 habitantes. Aqui, o destaque vai para os Jardins do Santuário do Bom Jesus, um dos “destinos mais procurados por bracarenses e visitantes”.

Na lista, seguem-se as cidades de Portimão e Oeiras, respetivamente, com 0.35m2 e 0.30m2 de parques e jardins por 1000 habitantes, e Lisboa, Viseu e Loulé, cada uma com 0.29m2. Em décimo lugar, encontra-se a cidade de Almada, com 0.27m2 de parques e jardins por 1000 habitantes.

O estudo em causa foi realizado através da base de dados “Open Street Maps”, que permitiu obter a superfície de cada parque nas 50 principais cidades portuguesas.

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=070521-bairro&utm_campaign=bairrofeliz

Viva! no Instagram. Siga-nos.