Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Porto celebra Dia e Noite dos Museus

Porto celebra Dia e Noite dos Museus

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus (sábado, 18 de maio) e a Noite Europeia dos Museus (domingo, 19 de maio), a Câmara do Porto preparou um conjunto de atividades que visam dar a conhecer à população as memórias da cidade.

No total, o programa envolve mais de 30 museus e 70 atividades disponíveis para diferentes públicos, entre apresentações, conferências, dança, exposições, música, oficinas, teatro e visitas orientadas.

Destaque para um “museuspaper”, que propõe três modalidades de participação gratuita – Pequena Rota (3 museus), Grande Rota (6 museus) e Mega Rota (9 museus) – e desafia a responder acertadamente a questões relacionadas com cada um dos espaços ou exposições, oferecendo lembranças a quem acertar nas respostas.

Muitas das propostas são de acesso livre ou a preço mais reduzido, sendo que em alguns casos necessitam de inscrição prévia para a respetiva participação.

O Dia Internacional dos Museus é celebrado desde 1977 por proposta do ICOM – Conselho Internacional dos Museus, que funciona como organismo consultivo da UNESCO.

“Os museus como centros culturais: o futuro da tradição” é o tema da programação deste ano.

Já a Noite Europeia dos Museus surgiu por iniciativa do Ministério da Cultura e da Comunicação de França, a que aderiram progressivamente os museus de outros países, como é o caso de Portugal.

Alguns destaques:
Dia Internacional dos Museus
Visita Livre à Sé do Porto
, 9h–18h30
Os participantes devem dirigir-se à bilheteira da Catedral e requisitar a entrada livre.

Oficina de Gravura, Casa-Museu Abel Salazar, 9h30-17h30
Impressão de uma gravura em linóleo alusiva a Abel Salazar. (Gratuito)
Inscrição: [email protected] (até 17 de maio, às 18h)

Pedipaper “Da Cordoaria à Reboleira”, Museu do Vinho do Porto, 10h-17h30
Um percurso entre o Jardim da Cordoaria e o Museu do Vinho do Porto, pelas ruas das antigas freguesias de Vitória, Miragaia e S. Nicolau, que permite descobrir os seus locais mais interessantes.
Inscrição: [email protected] (Gratuito)

À Descoberta da Casa do Infante, Casa do Infante, 10h30-11h30
Descubra este Monumento Nacional: os vestígios de ocupação romana, a Alfândega Régia, a Casa da Moeda medieval e o Centro Interpretativo “O Infante D. Henrique e os Novos Mundos”.
Inscrição: [email protected] (+351) 222 060 435 (até 16 de maio, às 14h) (Gratuito)

Visita à exposição “Bilhar”, Museu FC Porto, 11h30
Na Sala Multiusos, há 70 anos de história da modalidade na qual o FC Porto é o clube português com mais títulos nacionais e o único vencedor de uma Taça da Europa. (Gratuito)

No Mundo das Suculentas – Visita ao Jardim Botânico do Porto, Jardim Botânico do Porto / Museu de História Natural e da Ciência, U.Porto, 21h-22h
O Jardim Botânico do Porto apresenta uma rica coleção de catos e suculentas, com exemplares bastante curiosos. Venha conhecê-los melhor e descubra os espaços onde estes habitam!
Inscrição: [email protected] (assunto: dim visita jardim 21h) (Gratuito)
Outros horários: 22:00-23:00 (visita em inglês)

Grupo Vocal Rés da Rua, Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio, 21h-22h30
Concerto do grupo vocal Rés da Rua (Gratuito)

Clique aqui para conhecer a programação completa

De referir que os espaços museológicos pertencentes à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) também se juntam a estas comemorações através da realização de inúmeras iniciativas, que podem ser consultadas aqui.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes