No segundo trimestre do ano será possível viajar nos transportes públicos do Porto utilizando um cartão bancário contactless. Esta nova funcionalidade estará disponível na Linha Violeta (E) do Metro do Porto, que serve o aeroporto, e nas linhas de Carro Elétrico da STCP, evoluindo posteriormente para toda a rede de transportes Andante.
“O projeto inovador que alia os Transportes Intermodais do Porto (TIP), a Visa e a Unicre, irá permitir que o cartão contactless de débito ou de crédito seja uma alternativa ao cartão Andante, contribuindo assim para melhorar a comodidade e a acessibilidade aos transportes públicos no Grande Porto”, aponta o comunicado enviado à VIVA!. Será a primeira vez em Portugal que um cartão bancário contactless permite aceder, viajar e pagar um transporte público.
Facilitar e simplificar o acesso à rede de transportes públicos do Grande Porto é o principal objetivo deste projeto-piloto. “Os objetivos deste projeto centram-se essencialmente na simplificação da experiência de utilização dos transportes públicos, neste projeto em concreto, importante especialmente para turistas e clientes ocasionais, bem como na implementação de soluções de bilhética ambientalmente sustentáveis” refere Tiago Braga, presidente do TIP, citado no comunicado.
O utilizador apenas tem que validar com o cartão bancário contactless e iniciar viagem.
Esta nova funcionalidade estará disponível no segundo trimestre do ano na Linha Violeta (E) do Metro do Porto, que serve o aeroporto, e nas linhas de Carro Elétrico da STCP, evoluindo posteriormente para toda a rede de transportes Andante.
Para Anne Head, vice-presidente Consumer Experience da Visa, “o ponto central da criação de uma cidade próspera e bem-sucedida é sua capacidade de movimentar as pessoas de maneira rápida e eficiente. À medida que as nossas cidades crescem, alcançar esse objetivo é um dos maiores desafios do nosso tempo. Na Visa, temos orgulho em trazer as soluções da Cybersource na nossa parceria com o TIP e estamos fortemente empenhados no projeto de forma a posicionar o Porto entre as cidades líderes mundiais que permitem pagamentos contactless nos transportes públicos”.
O diretor da Redunicre, Tiago Oom, considera que “este projeto inovador será o início da mudança de paradigma do setor em Portugal e que em breve será alargado a toda a rede de transportes públicos das principais cidades do país”.
Com o lançamento da solução contactless nos transportes públicos, o Porto irá integrar uma lista crescente das principais cidades do mundo como Londres, Singapura, Rio de Janeiro e Nova Iorque.
Foto: Metro do Porto