
A Porto Business School acolhe, no próximo dia 14 de novembro pelas 18h30, a apresentação do livro “The Mind of the Leader”, do autor e fundador do Potential Project International, Rasmus Hougaard – líder global em liderança consciente nas organizações.
O livro, recentemente publicado pela Harvard Business Review Press, “detalha uma pesquisa global feita com mais de 35 mil líderes e 250 executivos de topo”.
Tendo sido estudadas as competências essenciais para uma liderança de sucesso no século XXI, Rasmus Hougaard conclui que as organizações e os líderes não estão a dar resposta às necessidades básicas do ser humano: propósito, conexão com os seus pares e felicidade genuína no trabalho”, revela nota enviada às redações.
“The Mind of the Leader” explora ainda a falta de perceção dos líderes: 77% dos líderes consideram que conseguem motivar os seus colaboradores, no entanto, 88% por cento dos colaboradores afirmam que os seus líderes não os motivam o suficiente. Outra das conclusões do livro é a de que existe um alto nível de sofrimento no local de trabalho: 35% dos funcionários são capazes de renunciar um aumento salarial se isso levar ao despedimento dos seus superiores hierárquicos.
Assim, e de modo a resolver esta crise de liderança, Rasmus Hougaard adianta que as organizações têm de colocar as pessoas no centro das suas estratégias e liderar com base em três qualidades mentais: “mindfulness”, “selflessness” e compaixão. Segundo o autor, os bons líderes são uma força habilitadora que ajuda os colaboradores e as organizações a realizar e a desenvolver tarefas, implicando então uma total sintonia entre as necessidades humanas e os objetivos organizacionais.
Refira-se que na sua primeira presença em Portugal, e durante a apresentação do livro, Rasmus Hougaard vai ainda partilhar exemplos reais de organizações como Marriott, Accenture, McKinsey & Company e LinkedIn que, através das suas abordagens, estão a desafiar radicalmente o pensamento tradicional sobre o desenvolvimento de competências de liderança.
A sessão contará ainda com Diogo Rolo, docente da Porto Business School e consultor sénior em Portugal do Potential Project, e Ricardo Parreira, CEO da PHC Software, empresa que surge de forma consistente nos prémios “Melhor Empresa para Trabalhar em Portugal”.