“Latin’América”, “Kasbah” ou “Nó Cego” são temas bem conhecidos dos Jafumega, que integram o segundo álbum do grupo, editado em 1982. Bem mais recente (2016) é “Stop, Look, Listen”, registo de estreia a solo, poderoso, de Marta Ren. Está, assim, dado o mote para mais uma noite, a sexta, do ciclo de concertos Porto Best Of, uma iniciativa da Câmara com curadoria de Miguel Guedes.
Neste regresso aos palcos, escreve o Porto., os Jafumega apresentam-se em formação alargada – Luís Portugal, Mário Barreiros, José Nogueira e Eugénio Barreiros são acompanhados por Miguel Ferreira (teclados), Ricardo Coelho (bateria) e Nuno Coelho (baixo) – para mostrarem que, quase 40 anos após o início da sua história, o entusiasmo não esmoreceu. Nem o entusiasmo, nem a qualidade de interpretação que os torna dignos embaixadores da música feita no Porto nos anos 80.
Antes dos Jafumega, é a vez de Marta Ren & The Groovelvets pisarem o palco do Teatro Municipal Rivoli. “Stop, Look, Listen”, editado pela italiana Records Kicks, é o ponto de partida para um “espetáculo de muito funk e soul, cheio de garra”. Marta Ren tem conquistado tudo e todos com este seu álbum de estreia em nome próprio, surgido já depois de 15 anos dedicados à música.
Num registo “enérgico, revivalista e contemporâneo”, cumpre-se mais uma noite do Porto Best Of, um programa de concertos em que bandas do Porto são convidadas a tocar e revisitar na íntegra, à luz do tempo atual, o seu “mais influente ou seminal álbum”. A não perder.