PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto avança com processo de compra de ilha nas Fontainhas

Porto avança com processo de compra de ilha nas Fontainhas

A Câmara Municipal do Porto pretende avançar com a aquisição total da ilha do Bairro dos Moinhos, nas Fontainhas. Esta decisão surge na sequência das enxurradas que, no início do ano, danificaram várias habitações e colocaram em causa a segurança do local.

O vereador com os pelouros do Urbanismo e Espaço Público e da Habitação, Pedro Baganha, referiu, à margem da reunião de câmara, que só comprando “a ilha na sua totalidade” será possível à autarquia iniciar um estudo para “perceber quais são as condições geofísicas daquele território”.

O Plano Diretor Municipal do Porto prevê para aquele local uma bacia de retenção, um mecanismo que, garantiu Pedro Baganha, irá permitir “resolver estas enxurradas rápidas”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Não nos podemos esquecer que, por baixo dessa ilha, passa uma ribeira. E foi essa ribeira, a Ribeira das Patas, que provocou os problemas de janeiro deste ano”, acrescentou o vereador, citado na plataforma de notícias do município.

Pedro Baganha afirmou, ainda, que, dos quatro agregados que viviam em casas interditadas pela Proteção Civil, “dois já foram realojados pela Câmara Municipal”.

Tendo em conta que é “prematuro saber qual é o futuro do Bairro dos Moinhos”, Pedro Baganha reforçou, que “qualquer que seja a resolução deste problema, passará, inevitavelmente, pela aquisição da ilha por parte do Município”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem