PUB
CMPorto

Porto avança com novos projetos de coesão social e de educação

Porto avança com novos projetos de coesão social e de educação

A Câmara Municipal do Porto aprovou, na segunda-feira, “uma mão cheia de propostas” para a ativação de projetos na área da coesão social e da educação, destinados a grupos essencialmente vulneráveis ou em risco, mas também dirigidos a camadas da população mais jovens.

Entre as propostas aprovadas, com o intuito de “promover a expansão da prática artística e desportiva e o desenvolvimento de competências interpessoais transversais”, estão aulas de música e de judo, um projeto de promoção de saúde oral nas escolas e apoios à Associação de Ludotecas do Porto e à Associação U.Dream Portugal.

Segundo o portal de notícias da autarquia, um dos projetos a colocar em prática é o “Music`All”, que pretende “desenvolver e incrementar atividades para os alunos que integram a Orquestra Juvenil da Bonjóia”, com o objetivo de “prevenir o abandono escolar precoce, aumentar os níveis de sucesso escolar e a integração social”. A iniciativa será implementada pelo Curso de Música Silva Monteiro (CMSM) e representa um investimento de cerca de 92 mil euros, até 2022.

“Formar Campeões para a Vida”, projeto estabelecido com a Escola de Judo Nuno Delgado e que engloba aylas de judo gratuitas, é outra iniciativa a avançar nos próximos três anos. “A iniciativa de inovação e empreendedorismo social assume-se como uma verdadeira escola de formação a vários níveis, nomeadamente desportivo, pessoal, cívico e social”, destaca o município, que alocou para o efeito uma comparticipação de 90 mil euros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Com o terceiro projeto aprovado, “Aprender a Ser Saudável”, a Câmara Municipal do Porto assume um encargo próximo de 52 mil euros. Trata-se de uma iniciativa referente à organização não governamental (ONG) Mundo a Sorrir que tem como objetivo “promover a saúde oral junto das crianças do pré-escolar e do 1º ciclo”, lê-se no comunicado divulgado.

O município aprovou também uma participação próxima de 83 mil euros à Associação de Ludotecas do Porto, para a iniciativa de inovação e empreendedorismo social “ArteseContextos”, que tem como objetivo a promoção da “educação artística como motor de aprendizagens e competências transversais ao desenvolvimento integral de alunos, de democratização do acesso às artes nas suas diferentes manifestações e de criação de novas pontes entre a cultura escolar e os seus diversos agentes”.

O último apoio, na ordem dos 22,5 mil euros, destina-se à Associação U.Dream Portugal e tem como objetivo “educar os estudantes do ensino superior para o impacto social”, através de um programa de dois anos que se foca no “desenvolvimento de competências pessoais e na sua direta envolvência na comunidade através do voluntariado”.

No total, o apoio financeiro do município para estes cinco projetos representa um investimento de 339 mil euros.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem