CM Matosinhos

Porto assinala Semana Europeia da Mobilidade

Porto assinala Semana Europeia da Mobilidade

“Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”, assim se intitula o mantra para a 20.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa da Comissão Europeia que arranca esta quinta-feira, em quase três mil cidades de 51 países, e à qual o município do Porto se associa.

No campo da sustentabilidade, a cidade do Porto arranca a Semana Europeia da Mobilidade com a sensibilização para o uso dos transportes públicos, nomeadamente pelos mais jovens, que podem deslocar-se em toda a rede Andante, seja de metro, autocarro ou mesmo no Funicular dos Guindais, de forma gratuita com o cartão Porto., informou.

Além disso, de forma a acompanhar o regresso às aulas, procederá também ao “alargamento das zonas de partilha junto às escolas”. Através do “kiss&ride”, a autarquia pretende “garantir uma maior segurança junto à entrada e saída de alunos”.

Com esta iniciativa, a Comissão Europeia pretende “promover opções de transporte mais limpas” e, simultaneamente, estimular uma reflexão sobre as “oportunidades de mudança” resultantes da pandemia, homenageando também “as dificuldades sentidas”.

De acordo com a organização, as “tendências que começaram no ano passado, como o aumento da mobilidade ativa e a utilização de mobilidade com emissões baixas ou nulas, requerem uma promoção adicional”.

A edição 2021 celebra, desta forma, “a resiliência das cidades e as suas conquistas”, sob o tema “Mobilidade Sustentável: em Segurança e com Saúde”.

No total, a Semana Europeia da Mobilidade é norteada por quatro tópicos principais – saúde mental e física, segurança e resposta à covid-19.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/livro-de-receitas-quatro-estacoes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=111021-ta5&utm_campaign=quatroestacoes

Viva! no Instagram. Siga-nos.