PUB
Amanhecer

Porto arranca com centros de testagem à covid-19

Porto arranca com centros de testagem à covid-19

Cerca de uma semana depois de anunciar a disponibilização gratuita de 100 mil testes antigénio, a Câmara Municipal do Porto acaba de confirmar os primeiros seis locais, entre a zona da Ribeira e a baixa da cidade, onde, até ao final do ano, a população pode proceder, gratuitamente, ao despiste da covid-19.

“O Porto passa a dispor, nesta terça-feira, de vários locais para realização de testes à Covid-19, estabelecidos de forma a estarem próximas de locais como bares, restaurantes, cafés, comércio, discotecas, atividades culturais e desportivas”, anunciou.

Em comunicado, a autarquia liderada por Rui Moreira revelou que os testes antigénio estão disponíveis na Rua do Infante D. Henrique (nr.º 85), Rua das Carmelitas (nr.º 162) e na Rua das Flores (n.º 332). Nestes três locais, a testagem, operada pela POC Medical Care, pode ser realizada de domingo a quarta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00 e de quinta-feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 22h00.

Adicionalmente, através do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, a população pode efetuar a testagem à covid-19 na Praça de Parada Leitão, entre as 12h00 e as 02h00, na Trindade (Laboratório Edifício Domus), das 07h30 às 24h00 e na Praça de D. João I (tenda), entre as 10h00 e as 24h00.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Nos próximos dias, a Câmara Municipal anunciará a abertura de “outros centros de testagem a abrir na cidade”.
Recorde-se que a medida em causa envolve um investimento municipal na ordem de um milhão de euros e tem como intuito “garantir que a quadra natalícia é vivida em segurança” e, simultaneamente, contribuir para que “a atividade económica se mantenha em alta”.

De acordo com Rui Moreira, os 100 mil testes correspondem ao cálculo efetuado a propósito da “procura que irá haver até ao fim do ano, em função das atividades previstas”. “Falámos com as associações de comerciantes e de restaurantes e bares da Movida, que concordaram que esta medida é premente. Temos de ser solidários com o tecido económico”, destacou.

De referir que a disponibilização de 100 mil testes antigénio gratuitos à população, até ao dia 31 de dezembro de 2021, foi aprovada, por unanimidade, na última reunião do executivo municipal.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2