O novo Plano de Gestão e Sustentabilidade do Centro Histórico vai ser apresentado no último dia de março, quarta-feira, numa sessão intitulada “Gostaria que estivesses aqui…a pensar no Centro Histórico do Porto”.
A informação foi avançada pela Câmara Municipal do Porto, que revelou, em comunicado enviado às redações, que “estão definidas as linhas mestras” do plano, depois do inquérito à comunidade, realizado em colaboração com o município e a Porto Vivo, SRU. O documento será apresentado às 09h30, numa sessão online, onde toda a população é convidada a participar. Para isso, deverá inscrever-se previamente.
Pedro Baganha, vereador do Urbanismo e do Espaço Público e Património, Ricardo Valente, vereador da Economia, Turismo e Comércio, Raquel Maia, administradora da Porto Vivo, SRU, e Rui Loza, responsável pelo Plano de Gestão e Sustentabilidade, são alguns dos oradores que marcarão presença no webinar, que encerra a Semana dos Sítios Urbanos Património Mundial no Espaço Atlântico que a autarquia portuense tem vindo a dinamizar.
De acordo com a Câmara Municipal, o novo Plano de Gestão e Sustentabilidade resultará na implementação de um “modelo de gestão e monitorização integrado e participativo”. Além da “participação ativa de diferentes agentes do tecido social”, o trabalho baseou-se também “num intercâmbio de conhecimento e análise de desafios comuns”, assente numa parceria entre as cidades atlânticas que integram o projeto AtlaS.WH – Património no Espaço Atlântico: Sustentabilidade dos Sítios Urbanos Património Mundial, cofinanciado pelo programa lnterreg Espaço Atlântico através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.