PUB
Recheio 2024 Institucional

Porto apresenta “Ciclo Warm Up”

Porto apresenta “Ciclo Warm Up”

Depois de ter anunciado as datas da Feira do Livro do Porto, que terá lugar nos Jardins do Palácio de Cristal, entre os dias 27 de agosto e 12 de setembro, a Câmara Municipal do Porto acaba de revelar as novidades do programa musical que antecede o festival literário que, anualmente, atrai milhares de visitantes à cidade.  

O “Ciclo Warm Up” pretende lançar a programação de verão no Porto, incluindo “festivais e atividades que não se puderam realizar no atual contexto pandémico”, sublinha a autarquia, no seu portal. O evento acontece de 16 de julho a 22 de agosto. No total, serão seis fins de semana repletos de programação musical, que vai passar pelo jazz, blues, spoken word e música de dança. 

Na apresentação, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Rui Moreira referiu que a ideia é levar para os Jardins do Palácio de Cristal e para a Casa Tait “um conjunto de atividades ligadas a produtores da cidade, muitas delas já conhecidas, mas com uma coerência diferente e permitindo a fruição da cultura num espaço que tem condições extraordinárias”. 

O arranque do “Ciclo Warm Up” acontece na Casa do Roseiral, Concha Acústica e Lago dos Cavalinhos, com atuações dos Mao-Mao, Nómada Urbe, A Flor do Lácio e Rui Reininho, a decorrer ao longo dos dias 16, 17 e 18 de julho.

No fim de semana seguinte, destaque para o Festival Porta-Jazz, que voltará a decorrer ao ar livre. O evento regressará com um total de 14 concertos, que “incluem apresentações de projetos editados pela Porta-Jazz durante 2020/21, encomendas de obras para o Ensemble “Coreto”, estreias de projetos/novas criações e parcerias entre a nossa comunidade de músicos e outros projetos em que se revêm”. No total, serão 60 os músicos envolvidos.

Do alinhamento, faz também parte o “Porto Blues Fest”, que vai levar aos jardins do Palácio de Cristal, nos dias 30 e 31 de julho, os “sabores, cheiros e sons de New Orleans”. Será uma “experiência sensorial única”, lê-se no documento de apresentação do programa que, até ao momento, conta com a confirmação de Budda Power Blues e Maria João para apresentarem o álbum “Blues Experience 2”.

Para o primeiro fim de semana de agosto, a Câmara Municipal anunciou o “Elétrico”, que vai contar com produtores e DJs nacionais, entre os quais Rui Vargas, Pedro Tenreiro, Alex Fx, Diana Oliveira, Helena Guedes, Rui Trintaeum, Serginho e Xinobi, para um evento memorável. “Uma proposta única de celebração do dia, do sol e do contacto com a natureza”, que se realiza a 7 e 8 de agosto no Museu da Cidade e na Casa Tait.

De forma a antecipar o Festival WOMEX – The World Music Expo, que decorre em outubro no Porto, o fim de semana de 13 e 14 de agosto será “dedicado às músicas do mundo e às suas novas tendências e influências, com propostas de várias latitudes”. Entre os nomes já confirmados estão Lina & Raül Refree, os mais recentes vencedores do novo Prémio Carlos do Carmo, Cremilda Medina, Luís Peixoto e os Holy Nothing & Angelo B. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O ciclo termina com um “Piquenique Dançante Sobre a Relva”, no jardim da Casa Tait. Agendada para os dias 21 e 22 de agosto, a iniciativa possibilita o “ convívio à volta de uma toalha, onde se partilha comida, conversa e música”. “Festejamos a liberdade de podermos estar novamente juntos, trazer um livro e permanecer à sombra das árvores, a oportunidade de descobrir um jardim novo na nossa cidade e de dançarmos descalços sobre a relva”, completa. 

O programa completo pode ser consultado aqui.

Feira do Livro 

Terminado o “Ciclo Warm Up”, arranca a Feira do Livro, a 27 de agosto, num programa que se prolonga até 12 de setembro. Nesta edição, o certame vai prestar homenagem ao autor Júlio Dinis, que faleceu há 150 anos.

“Herborisar” é o tema do evento, que, à semelhança do ano passado, continuará a decorrer “sob o clima de restrições sanitárias”.  

“O mote conceptual é idealizado com base no herbário que Júlio Dinis montou na Ilha da Madeira, quando tentava curar-se da tuberculose de que veio a falecer”, explica o município portuense. 

Segundo revela, a edição 2021 da Feira do Livro do Porto contará com duas novas extensões – uma na Quinta da Macieirinha, com a reabertura da extensão do Romantismo do Museu da Cidade, e outra na recém-criada Biblioteca Popular de Pedro Ivo, na Praça do Marquês. 

Foto: Filipa Brito | CM Porto

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem