
A medida, voltada para a defesa do peão, surge integrada na política de mobilidade dinamizada pela câmara. Entre as artérias integradas no projeto, ainda em fase experimental, estão a Rua Álvares Cabral, Avenida Fernão de Magalhães, Rua Carlos Malheiro Dias, Rua Manuel Pereira da Silva, Rua Dr. Roberto Frias, Avenida da Boavista, Rua Augusto Lessa, Via do Castelo do Queijo, Rua do Campo Alegre e Rua da Arrábida.
De realçar que os LED são pequenas luzes com elevado grau de visibilidade que ficam embutidas no pavimento, assinalando a passagem de peões. Em comunicado enviado às redações, a autarquia portuense explicou que a estratégia faz parte de um conjunto de medidas destinadas a proteger os cidadãos e a desincentivar o uso do automóvel no centro da cidade, estimulando, por outro lado, a utilização do transporte público e do motociclo. Neste âmbito, a autarquia recorda, por exemplo, “a implementação de metropolitano 24 horas por dia aos fins de semana, a pedonalização temporária ou definitiva em algumas zonas, a permissão de circulação de motociclos e ciclomotores nas faixa BUS e a alteração de fluxos de trânsito”.