
Conforme avançado pelo Jornal de Notícias (JN), já se encontram abertas as candidaturas para mais uma edição da “Convocatória Aberta”. Trata-se de uma iniciativa da Câmara do Porto, que pretende apoiar a concretização de novos projetos.
Segundo a mesma fonte, os apoios dados pela autarquia portuense têm de ser englobados nas seguintes áreas: Inovação/Experimentação, Empreendedorismo e Criatividade. A Porto Digital explica que o grande objetivo é “estimular o ecossistema da cidade”.
Em comunicado oficial, a empresa manifesta o intuito de “transformar o Porto num laboratório vivo, promovendo a cocriação e a colaboração entre startups, empresas, instituições académicas, centros de investigação e também a comunidade artística”.
Recorde-se que a Porto Digital é a principal empresa responsável pelas estratégias do município do Porto, no que tem a ver com inovação e transição digital.
O valor monetário dos apoios
Na edição deste ano, houve um crescimento de 50.000 euros face à edição passada, sendo que o fundo total é de 150.000 euros. A Porto Digital explica que “cada candidatura aos dois primeiros eixos (Inovação/Experimentação, Empreendedorismo) poderá beneficiar de um apoio municipal de até 10 mil euros, sendo que no caso do âmbito Criatividade esse valor máximo é de 5 mil euros”
Poderão concorrer a estes apoios financeiros diferentes entidades, desde startups, a empresas, passando ainda por universidades, centros de investigação e artistas. Para os dois primeiros eixos, o prazo acaba a 30 de abril. Para o terceiro eixo, o prazo acaba no dia 21 do mesmo mês.
Feitas as candidaturas, haverá uma avaliação feita por um júri do Instituto Politécnico do Porto, da UPTEC, da Ágora Porto e da Porto Digital. As avaliações são feitas até 15 dias após o fim das submissões. Mais informações podem ser encontradas aqui.