A cidade do Porto apresentou o seu primeiro Relatório Voluntário Local, que analisa o progresso da cidade em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030.
Este documento, fruto da colaboração entre diversas unidades municipais e empresas, foi coordenado pelo Departamento de Planeamento e Gestão Ambiental. O relatório utiliza 240 indicadores, sendo que 219 deles permitem observar a evolução da cidade entre 2010 e 2021, em áreas como educação, combate à pobreza, ambiente, igualdade de género e economia.
Com este relatório, qualquer pessoa ou entidade interessada pode aceder a uma visão detalhada sobre o estado atual do Porto, permitindo também outras análises com base em diferentes metodologias.
O relatório destaca mais de 180 iniciativas municipais e projetos realizados em parceria, que abordam desafios enfrentados pela cidade e relacionados com os ODS.
Este trabalho foi desenvolvido em parceria com o Joint Research Center da Comissão Europeia, seguindo a metodologia proposta por este centro de investigação. A colaboração do Porto na definição de indicadores está publicada no manual europeu sobre as revisões voluntárias dos ODS, disponível no site do Joint Research Center.
O documento foi também enviado ao Secretário-Geral da ONU, António Guterres, para ser integrado no repositório global de Relatórios Voluntários Locais.