A lavagem das ruas e arruamentos da cidade do Porto é feita diariamente. As equipas, distribuídas por seis turnos, são auxiliadas por viaturas pesadas de 8.000 litros de capacidade, por viaturas ligeiras com equipamentos de alta pressão, por uma lavadora-esfregadora e por uma viatura dedicada à higienização de papeleiras.
Segundo o portal de notícias da Câmara do Porto, o plano de reforço da lavagem do espaço público “funciona também como um veículo para travar a propagação da Covid-19 no Município do Porto”.
A atuação da Porto Ambiente é reforçada “na envolvente de locais com maior afluência de pessoas nesta fase, como supermercados, farmácias, padarias, centros de saúde, hospitais, entre outros”.
De salientar que, na execução deste serviço, os trabalhadores estão sob “medidas de proteção da sua integridade física, nomeadamente a utilização de equipamento de proteção individual adequado e reforço da higienização e desinfeção de todos os equipamentos utilizados”.
“A manutenção da higiene e salubridade da cidade do Porto tem constituído, nas últimas semanas, o centro das prioridades da Porto Ambiente, que já tomou medidas relativas à recolha de resíduos, à desinfeção de equipamentos e à proteção dos seus colaboradores”, frisa a autarquia, que recorda que a linha de atendimento telefónico ECOlinha (800 205 744) continua disponível, em horário regular, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e através do email [email protected].
Foto: DR