“Não abandone os seus objetos fora de uso na via pública” é uma das mensagens que consta nos autocolantes colocados nos equipamentos de deposição de resíduos, um pouco por toda a cidade, pela empresa municipal Porto Ambiente.
Sensibilizar os cidadãos para a não colocação dos sacos de resíduos no exterior dos contentores, bem como para a correta colocação de materiais como máscaras, luvas e lenços de papel, é o objetivo da iniciativa levada a cabo pela Porto Ambiente.
As mensagens alertam também para a necessidade de se efetuar a correta colocação de resíduos como máscaras, luvas e lenços de papel no contentor de resíduos indiferenciados e não no contentor do plástico ou papel, “como muitas vezes é detetado pelas equipas da Porto Ambiente”.
Estes são conselhos essenciais para prevenir e evitar potenciais focos de propagação do novo coronavírus.
De referir ainda as novas regras de deposição dos resíduos no interior dos contentores, “que deve ser feita sempre em sacos hermeticamente fechados e cheios apenas até 2/3 (dois terços) da sua capacidade, sem esquecer que sejam cumpridas todos os restantes cuidados individuais no manuseamento dos resíduos”.
A Porto Ambiente constituiu equipas especiais para higienização/limpeza do exterior dos contentores de rua, utilizando um produto com um grande poder de eliminação de agentes patogénicos, de modo a que a prática de colocação dos resíduos nos contentores seja feita sempre da forma mais segura para todos os munícipes.
Foto: Porto Ambiente