
“Da moda à fábrica: uma nova era tecnológica” é o tema do encontro de dois dias, que cruza cerca de 500 profissionais de 33 países no 20.º Congresso da União Internacional de Técnicos da Indústria do Calçado (UITIC), esta quinta e sexta-feira, precedido de visitas a indústrias da região.
Com o carimbo da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) e do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), este é o maior evento técnico do setor.
O criador Luís Onofre, presidente da APICCAPS, considera a realização do “mais relevante congresso mundial” desta indústria em Portugal como “sinónimo do prestígio internacional que o setor conquistou no passado recente”.
“Novos produtos e novos serviços ligados às necessidades dos consumidores” e “Sustentabilidade, transparência da cadeia de abastecimento e tendências regulatórias que afetam as fábricas” constituem alguns dos painéis de reflexão.
De acordo com a organização, o congresso reunirá especialistas de todo o mundo que desempenham papéis importantes no mercado mundial de calçado, como universidades, entidades do sistema científico e tecnológico, marcas, retalhistas, fabricantes de componentes e empresas especializadas no desenvolvimento de tecnologias de ponta.