PUB
Amanhecer

Porto acolhe instalação e performance sobre migrações

Porto acolhe instalação e performance sobre migrações

A crise dos refugiados na Europa é o tema da instalação-performance que o sul-africano Brett Bailey apresenta, entre esta segunda-feira e sábado, dia 7 de julho, no Palácio dos Correios, no Porto.

A peça, intitulada ‘Sanctuary’, pode ser definida como uma ‘viagem virtual’ a uma União Europeia em crise, confrontada com o aumento do racismo e a xenofobia, perante a crise dos refugiados.

O espetáculo pode ser visto em vários horários ao longo dos dias, em grupos de sete pessoas que entram num “labirinto”, instalado no terceiro piso do Palácio dos Correios, podendo viajar livremente pelo espaço onde estarão a decorrer oito ‘performances’.

O espetador navega, um a um e em silêncio, por entre esse labirinto de oito ‘pinturas vivas’, ou seja, oito espaços destinados à performance de uma ‘personagem’, complementado com um trabalho sonoro do grego Manolis Manousakis, assente em 60 colunas, e encontra refugiados e cidadãos europeus “em confronto com toda a situação”, explica o Notícias ao Minuto.

O cenário é complementado com uma sala de espera, arame farpado, grades de segurança, objetos associados à travessia marítima, e fotografias e imagens de figuras políticas de vários países europeus.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Brett Bailey começou a pesquisa e investigação para este projeto em 2015, tendo visitado vários campos de refugiados e zonas de acolhimento na Europa, da ‘selva’ de Calais a Dunquerque ou Lesbos.

Segundo o dramaturgo, “o que mais me marcou nesses sítios foi a dificuldade de muitas pessoas em encontrarem um santuário, um sítio de segurança para si mesmos e para a família, para os filhos. É daí que vem o título”.

Bailey trabalha como dramaturgo, encenador e ‘designer’, sendo o diretor artístico da companhia Third World Bunfight, que coproduziu ‘Sanctuary’ com várias instituições, entre as quais o Teatro Municipal do Porto e o Teatro Maria Matos, em Lisboa.

Horários:

2 e 3 julho: 15h; 15h15; 15h30; 15h45; 16h; 18h; 18h15; 18h30; 18h45; 19h.

4 a 7 julho: 19h; 19h15, 19H30; 19h45; 20h; 22h; 22h15; 22h30; 22h45; 23h.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3