Os desafios são inevitáveis nos dias de hoje para as paisagens históricas. Torna-se, por isso, necessário fortalecer as estratégias de conservação e gestão nos processos de desenvolvimento local e planeamento urbano, respeitando as diferentes tradições culturais e destacando o património no processo de evolução espacial que, sob o princípio do desenvolvimento sustentável.
Com a finalidade de criar uma rede de trabalho entre os Sítios Património Mundial no espaço atlântico, o “AtlaS-WH” é constituído pelo Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar; Ciudad Histórica de Santiago de Compostela (Galiza, Espanha); Bordeaux, Le Port de la Lune (França); Centro Storico di Firenze (Florença, Itália); e The Old and New Towns of Edinburgh (Edimburgo, Escócia).
O principal objetivo de “AtlaS-WH” será o de potenciar a reflexão e análise conjunta entre diversos especialistas com vista ao desenho do futuro Plano de Sustentabilidade para cada Sítio.
A entrada é livre mas sujeita à capacidade da sala. A língua oficial do encontro é a inglesa. O início está marcado para as 14h30.