As candidaturas para a 11.ª edição do programa de apoio à renda e prestação bancária “Porto Solidário – Fundo Municipal de Emergência Social” encontram-se abertas desde este terça-feira. Nesta edição, a Câmara Municipal do Porto prevê a atribuição de um apoio na ordem dos 2,65 milhões de euros.
O programa em causa, recorde-se, é destinado a pessoas ou famílias com dificuldades financeiras e que se encontram em situação de emergência habitacional.
Em comunicado, a autarquia liderada por Rui Moreira salienta que a ajuda “chega na forma de um apoio monetário mensal”. “O valor atribuído tem em conta a taxa de esforço e os rendimentos do agregado, e prolonga-se por 24 meses, ou seja, as famílias contam com este apoio durante dois anos”, explica.
Segundo refere, ainda, o valor do apoio concedido está dependente do “montante da renda e do rendimento mensal bruto do agregado familiar”, sendo que pode ir, no máximo, até 262,50€ por mês.
Os interessados podem candidatar-se “enquanto existir disponibilidade financeira e vigorar o presente eixo de Apoio à Habitação”, online, através da página da Domus Social, ou presencialmente, no Gabinete de Inquilino Municipal, sito na Rua Monte dos Burgos, no Porto.
Para o esclarecimento de dúvidas sobre o programa “Porto Solidário” ou ajuda no preenchimento dos formulários, a Câmara Municipal recomenda aos cidadãos a deslocação à Junta de Freguesia da área de residência ou o contacto para a linha telefónica 228 330 000.
Foto: Filipa Brito