
O município do Porto alargou, recentemente, a oferta de habitação social na cidade. Em causa estão 68 novas casas municipais, distribuídas pelos edifícios na zona das Carvalheiras, na Lapa e em Pereiró, cujas obras já estão concluídas, avançou a Câmara Municipal.
Em comunicado, a autarquia adianta que os sete novos fogos na Rua das Carvalheiras, seis dos quais com tipologia T1 e um T3, já estão todos atribuídos, sendo que as novas famílias já se começaram a instalar. As habitações nasceram “num terreno outra votado ao abandono”, com o Silo Auto como pano de fundo, descreve, acrescentando que o investimento rondou os 780 mil euros.
Por sua vez, na Lapa, bem próximo da Escola Básica Irene Lisboa, onde nasceram 29 apartamentos, com tipologias T0 a T3, o investimento foi de 2,2 milhões de euros. Aliando “eficiência energética, conforto, modernidade e qualidade de vida”, a maioria dos apartamentos, 21, já foram atribuídos, sendo que um já está ocupado e os restantes estão em fase de ocupação.
Também em Pereiró, na freguesia de Ramalde, o processo de reabilitação está concluído, com o segundo bloco, de um conjunto de dois, reconvertido para albergar 32 famílias, lê-se no Porto.. A intervenção envolveu um investimento de 2,8 milhões de euros. Segundo explica a Câmara do Porto, a empresa municipal Domus Social vai, agora, iniciar o processo de alojamento neste edifício, dotado de “painéis solares fotovoltaicos, novos elevadores e uma imagem modernizada”.
Com estas novas casas, o município aumenta a oferta disponível no seu parque habitacional, com cerca de 13 mil casas.
Foto: Porto. – Miguel Nogueira