PUB
Recheio 2024 Institucional

Portagens pagas por viaturas estrangeiras renderam 1,5 ME em agosto

Portagens pagas por viaturas estrangeiras renderam 1,5 ME em agosto
A utilização do sistema ‘Easytoll’, para pagamento de portagens nas ex-SCUT por viaturas de matrícula estrangeira, cresceu 30% em agosto, tendo gerado uma receita, nesse mês, de 1,5 milhões de euros para a Estradas de Portugal (EP).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A informação foi avançada esta quarta-feira à agência Lusa por fonte da EP, assinalando que em todo o mês de agosto, de grande afluência de turistas estrangeiros e de regresso de emigrantes, aquele sistema contabilizou 73.800 adesões. De acordo com a empresa, comparado com o mesmo mês de 2012, verificou-se um aumento no número de adesões em cerca de 30% que, para a EP, “confirma o sucesso da aposta da empresa neste sistema de pagamento de portagens electrónicas”, destinado aos condutores de veículos de matrícula estrangeira. Com quatro praças instaladas junto às fronteiras, é possível aos condutores de veículos estrangeiros (ligeiros ou pesados) a associação da respetiva matrícula a um cartão bancário, apenas com a sua passagem, sendo válido pelo período de um mês e as passagens – em auto-estradas com portagens eletrónicas – debitadas naquela conta.
Foi em Vilar Formoso (A25), que se verificou o “maior número de adesões”, indicou a mesma fonte, através de um crescimento de 34% face a agosto de 2012, seguindo-se a Via do Infante (A22), em Vila Real de Santo António, que cresceu 18% nesse período.
Este sistema funciona ainda em Chaves (A24) e, desde julho, em Viana do Castelo (A28), após um ano instalado em Vila Nova de Cerveira (EN13). Nesta nova localização, na área de serviço da A28 (Viana/Porto), o ‘Easytoll’ registou um aumento superior 50%, face a agosto do ano passado, mas ainda regista menos pagamentos que  as restantes SCUT. No conjunto das qautro praças de portagem, este sistema registou 328 mil adesões desde que entrou em funcionamento a 1 de julho de 2012, indicou ainda a EP.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2