PUB
Philips S9000

Ponte da Arrábida classificada como monumento nacional

Ponte da Arrábida classificada como monumento nacional

De acordo com a nota do Conselho de Ministros, a Ponte de Arrábida, projetada por Edgar Cardoso e erguida entre 1956 e 1963, “é classificada como monumento nacional no ano em que se comemora o centenário do nascimento” daquele engenheiro e “o cinquentenário da inauguração da própria ponte”. O Cromeleque de Vale de Maria do Meio, que é outro novo monumento nacional, está situado na Herdade de Vale de Maria do Meio, freguesia de Nossa Senhora da Graça do Divor, concelho e distrito de Évora.
Por sua vez, o Santuário de São João de Arga, em Arga de Baixo, concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, foi “levantado numa zona de rochas escarpadas”, oferecendo uma “panorâmica privilegiada sobre o curso final do rio Minho”. Localizado na margem esquerda da ribeira da Caranguejeira, Vale do Lapedo, freguesia de Santa Eufémia, concelho de Leiria, o Abrigo do Lagar Velho “documenta vestígios relacionados com a frequentação do local por grupos de caçadores-recoletores nómadas durante o Paleolítico Superior”. Também denominado de Fortaleza de Penamacor, o Castelo de Penamacor encontra-se no Lugar do Cimo da Vila, Penamacor.
A nota do Conselho de Ministros dá ainda conta de que o Menir da Meada, sitiado na Tapada do Cilindro, freguesia de Santa Maria da Deveza, concelho de Castelo de Vide, distrito de Portalegre, terá sido erguido no intervalo de tempo correspondente aos períodos Neolítico e Calcolítico.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem