Junta da Galiza

Política de Coesão: 20 concelhos do Norte reúnem 50% dos fundos

Política de Coesão: 20 concelhos do Norte reúnem 50% dos fundos

A Comissão de Coordenação Regional revelou quarta-feira que vinte dos 86 concelhos do Norte de Portugal concentram mais de 50% dos fundos da Política de Coesão Europeia na região. Porto, Matosinhos, Gaia e Braga são os concelhos com mais apoio financeiro.

A publicação ‘Norte UE Dinâmicas dos Fundos Estruturais na Região do Norte’ divulgada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), indica que, no âmbito da Política de Coesão, até 30 de junho, foram aprovadas para operações da esfera municipal 6.407 operações em todo o território nacional (num total de 2.949 milhões de euros), das quais 2.592 a Norte.

Os municípios (79%) continuam a ser os principais promotores de operações da esfera municipal, sendo que a Norte, 20 dos 86 concelhos da região concentram mais de 50% do fundo aprovado.

O documento, que pretende fazer um balanço da aplicação da Política de Coesão no Norte de Portugal, revela que quase um quinto do apoio atribuído a este tipo de operações está associado a quatro concelhos: Porto (61 milhões de euros), Matosinhos (55 milhões de euros), Vila Nova de Gaia (48 milhões de euros) e Braga (43 milhões de euros), que correspondem aos concelhos mais populosos da região, concentrando cerca de 24% da população.

Segundo indica o jornal Observador, entre os 30 maiores projetos apoiados na região Norte encontram-se os projetos de requalificação do Mercado do Bolhão e do Terminal Intermodal de Campanhã, no Porto, o projeto da ETAR de tratamento Secundário, em Matosinhos, ou a reabilitação do Parque de Exposições de Braga.

Foto: Terminal Intermodal de Campanhã | Miguel Nogueira / CM Porto

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem