PUB
Galiza2

Poeta do Porto é destaque pela Europa e este é o motivo

Poeta do Porto é destaque pela Europa e este é o motivo

O Porto volta a ser destaque pela Europa e, desta vez, por causa da categoria literária de um escritor da cidade: João Luís Barreto Guimarães. Com o livro “Mediterrâneo”, este recebeu em Helsínquia o Prémio Tanssiva Karhu.

De acordo com a Câmara do Porto, o prémio em questão distingue o melhor livro estrangeiro do ano na Finlândia. A obra, lançada em 2023 pela editora Ennostone sob o título “Välimeri”, foi traduzida por Tarja Härkönen.

Importa referir que esta também é conhecida por trazer ao público finlandês autores de língua portuguesa, como Clarice Lispector e José Luís Peixoto, além de escritores em castelhano, como António Muñoz Molina e Baltazar Gracián.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O prémio em questão surge pouco depois do lançamento do novo livro de José Luís Barreto Guimarães, “Claridade”, e duas semanas após o autor ter sido distinguido com o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores – António Ramos Rosa, pelo seu livro “Aberto Todos os Dias”, de 2023.

Recorde-se que o escritor nasceu no Porto, em junho de 1967, e lançou a sua primeira obra, “Há violinos na tribo”, em 1989. Poeta, tradutor e médico, foi reconhecido com o Prémio Pessoa em 2022 e condecorado com a Medalha de Mérito pelo Município do Porto em 2021. A título de curiosidade, ainda este ano, a sua trajetória também foi destacada pelo jornal britânico The Guardian.

A obra “Mediterrâneo” já foi traduzida e publicada em diversos países, incluindo Espanha, França, Grécia, Egito, Polónia, Chéquia, Sérvia, Finlândia e Itália, onde foi finalista do Prémio Internacional Camaiori. Nos Estados Unidos, por exemplo, chegou a conquistar o prémio de poesia Willow Run.

Fotografia: Miguel Nogueira – Porto.
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2