PUB
Amanhecer - sacão

Poderão ser construídas 2 novas mesquitas no Porto (saiba onde)

Poderão ser construídas 2 novas mesquitas no Porto (saiba onde)

A cidade do Porto prepara-se para acolher duas novas mesquitas, num passo significativo para reforçar a inclusão religiosa e cultural no município. A Câmara vai ceder dois imóveis devolutos, localizados no Centro Histórico e em Campanhã, à Associação Comunidade do Bangladesh e ao Centro Cultural Islâmico do Porto, respetivamente, para que possam aí construir os seus novos espaços de culto.

O apoio municipal ultrapassa um milhão de euros, entre o valor dos edifícios e a cedência do direito de superfície por um período de 40 anos. Em troca, ambas as entidades pagarão uma renda simbólica de 50 euros mensais.

Segundo a proposta que será discutida na próxima reunião do executivo e como divulgado pelo JN, a autarquia destaca que a comunidade muçulmana na cidade ronda as sete mil pessoas e enfrenta limitações de espaço nas atuais instalações, situadas na Travessa do Loureiro e na Rua do Heroísmo. A construção de templos com maior capacidade é vista como uma resposta necessária ao crescimento e envolvimento desta comunidade na vida da cidade.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Para a Associação Comunidade do Bangladesh, será cedido um imóvel na Rua da Porta do Sol, com um valor patrimonial estimado em 769 mil euros. Já o Centro Cultural Islâmico do Porto ficará com um edifício em Campanhã, avaliado em 550 mil euros. Ambas as instituições comprometem-se a iniciar as obras no prazo máximo de três anos e a concluí-las, no caso de Campanhã, até seis anos após a escritura.

Além da prática religiosa, estas associações desempenham um papel ativo na integração dos seus membros. O Centro Cultural Islâmico, por exemplo, apoia atualmente cerca de 400 famílias com dificuldades económicas. A autarquia salienta que esta iniciativa reforça o seu compromisso com uma cidade mais solidária, coesa e plural.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer