PUB
Galiza2

Poderá conhecer a “nova cara” do edifício da Câmara de Gaia (muito em breve)

Poderá conhecer a

Um século após acolher a sua primeira sessão municipal, realizada em 1925, os Paços do Concelho de Gaia reabrem as suas portas, agora totalmente reabilitados. As portas estão abertas para visitas, entre as 14h e as 16h deste sábado, dia 1 de março.

A autarquia sublinha que esta intervenção respeita a visão do arquiteto Francisco de Oliveira Ferreira, autor do edifício, enquanto reforça a sua importância como símbolo da Democracia local. Para assinalar o momento, o município convida todos os cidadãos a visitar o espaço e conhecer as melhorias realizadas.

Uma obra marcante para a cidade

A requalificação do edifício, situado na Avenida da República, segundo o JN, foi adjudicada à empresa Edilages a 6 de janeiro de 2023, num investimento de 3,2 milhões de euros. Embora o prazo inicial de execução fosse de 16 meses, os trabalhos acabaram por prolongar-se por dois anos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A intervenção focou-se sobretudo nos pavimentos térreo, primeiro e segundo andares, garantindo a preservação dos elementos mais emblemáticos, como o átrio, a escadaria principal e o salão nobre, espaços que mantinham um bom estado de conservação.

Com esta renovação, a Câmara de Gaia reafirma o compromisso de valorizar o património arquitetónico e institucional da cidade, garantindo que os Paços do Concelho continuam a ser uma referência para a vida cívica e política do município.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão