A Área Metropolitana do Porto (AMP) conta, a partir desta segunda-feira, com uma plataforma na Internet destinada a facilitar a consulta de informação sobre as linhas e os horários dos transportes coletivos nos seus 17 concelhos. A ferramenta – mobilidade.amp – é de acesso gratuito e, segundo os responsáveis da AMP, fornece “os melhores percursos”, indicando, a título de exemplo, como chegar e que transbordos fazer entre a Baixa do Porto e o centro de Santo Tirso “em tempo real e de uma maneira rápida, cómoda e eficaz”.
De acordo com o secretário da comissão executiva da AMP, Avelino Oliveira, a plataforma conta, atualmente, com 75% “daquilo que está no terreno”, em termos de operadores e linhas. Algumas empresas de transporte vão facultar as informações necessárias um pouco mais tarde, uma vez que “estão a proceder a reorganizações de linhas e de horários”. No folheto promocional do projeto, apresentado esta manhã, esclarece-se que a “mobilidade.amp” permite definir, em tempo real, “rotas e planear viagens através da descrição de pontos de passagem definidos pelo utilizador e que, interligados, originam uma rota à sua escolha”.
Segundo defendeu Hermínio Loureiro, presidente do Conselho Metropolitano da AMP, esta ideia “personifica o espírito metropolitano”, apresentando-a como “exemplo de proximidade com a população”.