
Chama-se iObi, nasceu em Vila Nova de Famalicão e quer tirar milhares de carros da estrada. Criada pelo empreendedor João Oliveira, a nova plataforma de “boleias solidárias” aposta em partilhas seguras e inteligentes entre pessoas de confiança, como colegas, vizinhos ou membros da mesma organização, e tem potencial para gerar poupanças superiores a 500 euros por utilizador, em alguns casos.
Segundo o Porto Canal, a solução arranca com um projeto-piloto nos concelhos de Famalicão, Braga e Guimarães, mas ambiciona uma expansão nacional a curto prazo. A iObi foi selecionada no programa “Voucher para Produtos Verdes e Digitais”, promovido pelo IAPMEI e cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo recebido um apoio de 30 mil euros.
Entre os principais benefícios apontados estão a poupança (entre 30 e 180 euros mensais, podendo ultrapassar os 500 euros), a redução de emissões poluentes e o alívio do tráfego nas horas de ponta. A estimativa aponta para menos 10 mil toneladas de CO2 até 2026.
A plataforma baseia-se em três funcionalidades inovadoras: círculos de confiança, que garantem que as boleias são partilhadas entre pessoas com alguma relação prévia; tecnologia SNAP, que permite emparelhar boleias em tempo real, sem necessidade de marcação; e rotas parciais, que compatibilizam trajetos mesmo sem coincidência total de origem e destino.
A iObi apresenta-se como uma alternativa complementar ao transporte público, sobretudo eficaz em zonas suburbanas e com fraca cobertura. Está já a estabelecer parcerias com autarquias, empresas, universidades e associações, com o objetivo de criar redes locais de mobilidade partilhada e sustentável.
“As autarquias têm aqui uma oportunidade concreta de melhorar a mobilidade local com impacto imediato. A iObi está pronta para ser parceira na construção de territórios mais acessíveis, ecológicos e solidários”, sublinha João Oliveira.