PUB
Philips S9000

Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal de Gaia “em funcionamento nos próximos meses”

Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal de Gaia “em funcionamento nos próximos meses”

A construção da Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal (PATA) de Vila Nova de Gaia está na reta final, estando em “funcionamento nos próximos meses”, revelou a Câmara Municipal.  

A obra do edifício, enquadrado numa zona verde da freguesia de Avintes, nas proximidades do Parque Biológico de Gaia, numa área com cerca de 36 mil metros quadrados, deverá estar concluída já no próximo mês de março, seguindo-se, depois, a instalação dos respetivos equipamentos.  

De acordo com informação avançada pela autarquia, a PATA irá colmatar necessidades como a “falta de espaço e de celas”. O espaço, explica, é quatro vezes mais do que as atuais instalações do Centro de Reabilitação Animal (CRA). 

A Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal estará dividida em três espaços distintos, um destinado à formação, outro a cuidados de saúde e outro a alojamentos.  

O primeiro grupo, relativo à formação, tem acesso pelo interior e é independente pelo exterior, permitindo o seu uso mais flexível e autónomo dos horários de funcionamento do equipamento, sublinha a autarquia. “Destina-se a um centro de formação vocacionado, sobretudo, para ações de sensibilização contra o abandono dos animais, bem como sobre os cuidados a ter com os mesmos”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Por sua vez, a área cuidar destina-se a áreas administrativas, de tratamento e de apoio ao alojamento dos animais, incluindo, ainda, um gatil. 

No terceiro grupo, pensado para o alojamento, estarão edifícios anexos, em áreas mais reservadas e protegidas, que vão garantir o “o bem-estar dos animais”. Aqui, ficará também uma a maternidade, uma área de recreação e um parque canino.  

O investimento municipal é de 1,3 milhões de euros. 

Recorde-se que a Câmara de Gaia tem dado particular atenção aos animais, especialmente no que respeita à problemática do abandono, com campanhas que promovem a adoção responsável de cães e gatos recolhidos pelo município ou entregues diretamente pelos munícipes. 

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/festas-felizes-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=1123-sabebem76&utm_campaign=sabebem