CIN - Branco Perfeito

Plano de Transporte Escolar em Gaia vai abranger 621 alunos no próximo ano letivo

Plano de Transporte Escolar em Gaia vai abranger 621 alunos no próximo ano letivo

O Plano de Transporte Escolar em Vila Nova de Gaia vai abranger, no ano letivo 2021/2022, um total de 621 alunos transportados, 442 dos quais através de serviços de transporte e 179 em circuitos especiais, a organizar pelo município, num investimento total de 375 mil euros.

A informação foi avançada pela Câmara Municipal, em comunicado, explicando que se trata do planeamento da oferta de serviço de transporte entre o local de residência e o local dos estabelecimentos de ensino da rede pública, frequentados pelos alunos da educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário, elaborado, anualmente, com os agrupamentos de escolas.

“Está garantido o transporte gratuito para os alunos destes níveis de ensino quando residam a mais de três quilómetros do estabelecimento que frequentam”, indica, sublinhando que a gratuitidade do serviço de destina também aos alunos com dificuldades de locomoção que beneficiem de medidas ao abrigo da educação inclusiva, independentemente da distância das residências às escolas.

No que respeita aos alunos residentes na freguesia de Sandim, a estudar na Escola Básica de Gestosa, a autarquia gaiense adianta que se considerou mais “adequada” uma resposta “através do recurso ao serviço de táxi”, uma vez que engloba apenas o transporte de quatro crianças.

Paralelamente, Vila Nova de Gaia vai manter também o serviço de vaivém na urbanização de Vila d’Este. “À semelhança dos anos anteriores, e uma vez que a escola básica do 1.º ciclo de Vila d’Este não tem capacidade para integrar todos os alunos em idade de frequência do 1.º ciclo e teriam como escola de referência este estabelecimento de ensino, o município assegura o transporte de todos os alunos que não têm vaga nesta escola para duas outras do mesmo agrupamento, nomeadamente a EB do Balteiro e a EB de S. Lourenço”, lê-se ainda no comunicado, que acrescenta que se trata do transporte de 65 crianças.

Com este plano, o município pretende “reforçar e alargar a política de apoio às famílias, nas deslocações dos seus filhos para a escola” e, simultaneamente, “incentivar a utilização de transportes coletivos, em detrimento do transporte individual”.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes