PUB
Recheio 2024 Institucional

Planetário promove atividades para observação do trânsito de Mercúrio

Planetário promove atividades para observação do trânsito de Mercúrio
É já na segunda-feira, dia 9 de maio, que Mercúrio vai passar em frente ao sol. Nesse dia, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva vão organizar um conjunto de atividades abertas ao público, que incluem a observação do evento com telescópios.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Assim, a partir das 12h, e se a meteorologia o permitir, no edifício do Planetário do Porto e junto à reitoria da Universidade do Porto será possível observar o sol em segurança, através de telescópios munidos de filtros apropriados, acompanhando assim o movimento de Mercúrio diante do sol, fenómeno que só voltará a ser visível no dia 11 de novembro de 2019. De referir que, no nosso país, o último trânsito de Mercúrio observável foi a 7 de maio de 2003.
“O trânsito terá a duração total de cerca de 07h30, terminando apenas pelas 19h45”, esclarece o Planetário. Dentro da cúpula do planetário passará em contínuo, durante todo o evento, uma mini-sessão imersiva, produzida pelo Planetário do Porto especialmente para o evento, com sessões comentadas a cada hora. A partir das 18h, o equipamento promove uma conversa/debate dedicada aos trânsitos dos planetas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil