
Desde sexta-feira que é possível dar um mergulho na Piscina da Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira.
A obra projetada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira reabriu com “novas regras de utilização”, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Segundo a Câmara Municipal de Matosinhos, entre as várias medidas adotadas está a redução da lotação do espaço de 300 para 165 pessoas, dispensadores de solução antissética de base alcoólica, colocados na receção, assim como nas entradas e saídas das casas de banho e a utilização de máscara, aconselhada principalmente nos locais de atendimento ao público.
“Em termos de organização do espaço, os três patamares que circundam a piscina foram divididos em lotes que variam de acordo com a capacidade de clientes que podem receber. Assim, foram criadas três categorias: de 1 a 3 clientes; de 4 a 5 clientes; e grupos de clientes, com número máximo de pessoas definido na legislação em vigor”, explica a autarquia, adiantando que cada cliente recebe, à entrada, uma ficha com o número e o patamar do lote que deverá ocupar.
Os equipamentos de uso coletivo, como escorregas e chuveiros interiores passam a estar interditos e é obrigatório utilização de calçado nos chuveiros exteriores, instalações sanitárias e áreas de circulação ao ar livre.
De forma a não “dificultar o cumprimento das regras de distanciamento físico de segurança”, a Piscina da Quinta da Conceição não recomenda o “uso de bóias e colchões”.
Os interessados poderão usufruir deste espaço até ao dia 15 de setembro, entre as 10h00 e as 19h00.
Importante referir que a Piscina da Quinta da Conceição (1958-1965) é uma das mais emblemáticas obras do arquiteto Álvaro Siza Vieira e está inserida na Quinta da Conceição, local que em 1481 acolheu as instalações do então Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ordem de São Francisco.
Foto: CM Matosinhos