Esta quarta-feira, dia 4 de abril, às 14h30, o pintor António Joaquim, natural de Travanca, concelho de Santa Maria da Feira, lança o seu quarto livro no Museu Convento dos Lóios, onde tem uma sala de exposições com o seu nome.
“António Joaquim – Uma Vida, Uma Obra” é uma obra autobiográfica do pintor, desde a sua juventude até à atualidade. “Está aqui a minha vida toda”, refere o autor, que completa 93 anos no dia 1 de junho.
António Joaquim é um artista de referência nacional, com mais de 40 exposições individuais nas mais conceituadas galerias do país e participação em mais de duas centenas de exposições coletivas.
De forma a assinalar este “percurso fulgurante e multifacetado”, os municípios de Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia e a Fundação Terras de Santa Maria apoiaram a edição desta autobiografia, contribuindo a preservação e divulgação de “um exemplo de concretização do talento em ato, em mensagens de luz, cor e emoção – no desenho, na aguarela, no óleo, no acrílico e no pastel”.
Ao longo dos anos, o Município de Santa Maria da Feira reconheceu o mérito pessoal e artístico de António Joaquim, valorizando, promovendo e preservando as suas obras, o seu percurso e o seu legado. Esta relação, refira-se, “fortaleceu-se com a inauguração da Sala António Joaquim e a primeira exposição do pintor, em 1993, no Museu Convento dos Lóios, que recebeu a visita do então primeiro-ministro, Aníbal Cavaco Silva”.
A este, seguiram-se outros momentos de relevo para o Mestre e para Santa Maria da Feira, tais como a assinatura da primeira escritura de doação de obras ao Museu e a apresentação do livro “António Joaquim”, em 1996.
“Santa Maria da Feira tem uma fortíssima ligação umbilical a António Joaquim, que a geografia nunca cortou nem sequer enfraqueceu. O Mestre é um filho da terra, nascido e criado na freguesia de Travanca. Tem genes e ADN feirense. É parte de nós”, escreve o presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, na nota introdutória do livro.
“Ao apoiar esta autobiografia, o Município de Santa Maria da Feira presta tributo ao filho, ao amigo, ao homem e ao pintor António Joaquim, por ocasião dos seus 92 anos”, sublinha o autarca.