PUB
Recheio 2024 Institucional

Pingo Doce revela vencedora da fase de ilustração do Prémio de Literatura Infantil

Pingo Doce revela vencedora da fase de ilustração do Prémio de Literatura Infantil

A jovem Catarina Silva, de 26 anos, foi eleita a grande vencedora da fase de ilustração da 9.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, foi esta quinta-feira anunciado.

As ilustrações vão dar vida a “O Avô Minguante”, de Daniela Leitão, história vencedora da categoria de texto, e o livro ficará disponível nas lojas do grupo Jerónimo Martins no próximo mês de novembro.

A vencedora candidatou-se ao prémio em causa com o objetivo de “desafiar as suas capacidades” e, simultaneamente, “abrir novas portas” para o futuro. Com o desejo de fazer carreira na área da ilustração, esta não foi a primeira edição do Prémio de Literatura Infantil na qual participou.

“Já tinha participado duas vezes e senti que valeu muito a pena. Quando soube que desta vez o meu trabalho tinha ganho, fiquei muito feliz. É bom sentirmos que gostam do nosso trabalho, que o validam e que o entendem”, sublinhou Catarina Silva.

Para a ilustradora, a história do livro “O Avô Minguante” explora “de uma forma muito bonita a relação de avô e neto” com a qual se identifica. “Também eu sou neta de uma grande amiga minha, que vejo ficar mais pequenina com o passar do tempo, mas que continua a ser uma avó gigante para mim. A relação da passagem do tempo, muito presente na história, é muito interessante de explorar a nível gráfico, numa narrativa visual que se vai desenrolando”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Para a decisão do júri, composto por André Carrilho, Bernardo Carvalho, Eduardo Côrte-Real, Marta Madureira e Sara Miranda, contribuiu decisivamente “o potencial revelado pelas ilustrações em questão, que permitem antecipar um livro de qualidade, já que capturam a subjetividade do texto, e iluminam e acompanham o seu sentido poético”.

Adicionalmente, o júri destacou também o que considera “uma linguagem gráfica original e com um nível interessante de maturidade” assim como “a opção por um estilo de composição que se aproxima do enquadramento cinematográfico, com o ritmo a ser marcado pela alternância claro-escuro e pelo domínio de uma paleta cromática controlada, que reforça a unidade e a identidade da obra”.

Nesta edição foram também atribuídas duas Menções Honrosas, aos trabalhos de Manuela Peixoto e Margarida Ferreira.

Recorde-se que o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce é o maior prémio da área em Portugal, que reúne, numa só obra, o melhor texto e o melhor trabalho de ilustração apresentados a concurso, sendo o prémio total de 50.000 euros repartido igualmente pelos dois vencedores.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem