O Pingo Doce anunciou uma nova iniciativa destinada a aproximar as crianças hospitalizadas da leitura, oferecendo bibliotecas infantis às alas pediátricas dos hospitais por todo o país.
Este projeto faz parte das suas ações de Responsabilidade Social, através das quais a cadeia de supermercados tem vindo a promover o acesso à literatura infantil ao longo de mais de 15 anos, disponibilizando conteúdos de qualidade acessíveis a todos.
As bibliotecas serão compostas por livros infantis, criados exclusivamente para o Pingo Doce, e dirigidos a crianças entre os 2 e os 12 anos.
Estes espaços de leitura terão o formato de pequenas casas típicas portuguesas, sendo entregues em várias unidades, dependendo da dimensão dos serviços de pediatria de cada hospital, criando assim “Bairros de Leitura”. Cada casinha biblioteca terá 30 livros.
Entre os livros disponíveis estarão algumas das obras vencedoras do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, como O Livro que não sabia o que queria ser de Márcio Martins e Cláudia H. Abrantes, ou Avó Minguante de Daniela Leitão e Catarina Silva. Outras publicações exclusivas, como O Incrível Livro dos Porquês e Capuchinho Vermelho, também farão parte do acervo.
Filipa Pimentel, Diretora de Sustentabilidade e Impacto Local do Pingo Doce, destacou a importância da leitura na infância e a satisfação em poder contribuir para que as crianças hospitalizadas continuem a ler. Segundo Pimentel, além de proporcionar momentos de lazer, as bibliotecas simbólicas, em formato de casinhas, pretendem trazer alegria e companhia às crianças durante o internamento, reforçando o compromisso do Pingo Doce em estar presente em todos os momentos das famílias portuguesas.
O Pingo Doce já se dedica há mais de 15 anos à promoção da literacia infantil, oferecendo livros exclusivos a preços acessíveis nas suas mais de 450 lojas. Durante este período, lançou mais de 500 títulos e vendeu mais de dois milhões de exemplares.
Além disso, a empresa organiza o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, que se afirma como o maior galardão do género em Portugal. Este prémio visa fomentar a criatividade literária e artística, premiando obras originais que estimulem o gosto pela leitura entre os mais novos. Atualmente, o prémio celebra a sua 11.ª edição.