A partir desta quinta-feira, 1 de julho, o Pingo Doce permite que os seus clientes levem embalagens de casa para acondicionarem produtos de peixaria, talho, padaria, take away e charcutaria.
Com esta medida, a marca torna-se a primeira cadeia a permitir aos clientes o uso de embalagens próprias em todas as secções das lojas. Além de potenciar a “redução do uso de embalagens de utilização única”, o objetivo passa também por “promover a reutilização por parte dos clientes, incentivando a mudança de comportamentos para práticas mais sustentáveis, uma responsabilidade de todos”, sublinhou Maria João Coelho, diretora de marketing do Pingo Doce.
As embalagens devem ser entregues nos balcões de atendimento, sendo, posteriormente, descontando o peso das caixas no preço final do produto.
De acordo com a marca, os recipientes em causa devem estar “em boas condições”, ou seja, “limpos e secos, livres de odores, sem resíduos e com tampa funcional”. “Por questões de segurança, não serão aceites embalagens de vidro, uma vez que potenciam um risco de segurança alimentar em caso de quebra”, explica, em comunicado.
De referir que, de acordo com o relatório de progresso de 2020 do “New Plastic Economy Global Commitment”, uma iniciativa liderada pela Fundação Ellen MacArthur , o Grupo Jerónimo Martins é um dos poucos retalhistas alimentares a nível mundial a divulgar publicamente a quantidade de plásticos de uso único da sua responsabilidade, assumindo, assim, “uma postura de total transparência na divulgação e monitorização dos seus compromissos”.