Na cidade do Porto, há sempre mais para ver e um exemplo disso mesmo são as exposições acerca de dois pintores icónicos no mundo, que deixaram e continuam a deixar uma marca de bastante relevo: Salvador Dalí e Pablo Picasso.
Neste artigo, fazemos uma breve apresentação de cada uma delas.
1. Exposição de Picasso
Quando pensamos no nome de Pablo Picasso, é possível que o que nos venha à cabeça, numa fase inicial, sejam as pinturas do próprio. No entanto, a verdade é que Picasso também era conhecido pelo seu talento na área da cerâmica.
Como tal, na cidade do Porto, mais concretamente na Torre dos Clérigos, é possível ver uma exposição chamada “Picasso e a Cerâmica: o génio de uma arte maior”. Acaba no dia 12 de janeiro e está aberta, diariamente, entre as 10h e as 18h.
Ao todo, podem-se ver 32 peças únicas que dão a conhecer este lado menos popular da arte de Picasso. De acordo com a Agenda Cultural do Porto, a coleção foi trazida diretamente dos Estados Unidos. A entrada tem um custo de 5 euros.
2. Exposição de Salvador Dalí
Tal como a VIVA já chegou a noticiar, também está patente uma exposição, na cidade do Porto, sobre o artista Salvador Dalí. Chama-se “Dalí Cybernetics” e pode ser encontrada na Alfândega, de terça-feira a domingo.
Na prática, é uma “viagem imersiva” pela obra do artista espanhol e por todo o seu universo surrealista. O conhecimento da arte de Dalí é feito a partir de realidade virtual, exposições 360º e muitos outros efeitos.
Há ainda hologramas e Inteligência Artificial, numa mostra que “redefine” o conceito de exposição, segundo o próprio site oficial. Os bilhetes podem ser encontrados aqui.