
Os “WelcomeHOME Tours” são percursos turísticos pelo Porto, conduzidos por antigos sem-abrigo da cidade, que dão a conhecer uma outra Invicta, aos turistas, visitantes e mesmo aos habitantes da cidade.
A primeira rota parte da Reitoria da Universidade do Porto e passa por locais como o Jardim da Cordoaria, o Passeio das Virtudes, a Casa das Sereias e o Palácio de Cristal, ponto onde termina a visita. Já a segunda reserva uma incursão pelas ruas da baixa portuense e permite que os turistas conheçam as histórias que envolvem a Livraria Lello, o Miradouro da Vitória e a Praça da Ribeira.
A WelcomeHOME é uma cooperativa de solidariedade social orientada para o apoio, formação e empregabilidade de cidadãos em situação de sem-abrigo e que está incubada na Católica Porto.
“O objetivo da Cooperativa é a criação de postos de trabalho remunerados, com o intuito de impulsionar a inclusão deste grupo social”, explica Alfredo Figueiredo da Costa, responsável do projeto. “Garantir o alojamento, a alimentação e os cuidados de saúde não é o nosso objetivo, uma vez que esse apoio já é prestado, e bem, por outras organizações, com as quais temos ótimas relações”, conclui o representante.