PUB
CIN - Branco Perfeito

Percursos culturais para descobrir o Porto Festivo

Percursos culturais para descobrir o Porto Festivo

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
De abril a junho, a Câmara do Porto sugere onze percursos culturais pela cidade, dedicados ao tema “Porto festivo”.

A iniciativa pretende dar a conhecer o património cultural da cidade, através de percursos que partem de locais associados a eventos festivos, desvendando objetos, documentos, ruas e espaços e revisitando múltiplas histórias reais, mas também alguns mitos.
Assim, no dia 8 de abril, a proposta vai para o percurso da procissão da Paixão de Cristo através das ruas da Foz Velha, onde se visitará as cinco pequenas capelas dos Passos. O ponto de encontro está marcado para as 14h30, na Igreja de S. João da Foz.
Já a 14 de abril, sugere-se um itinerário pelos lugares de produção e exibição de películas/ filmes nos primórdios do cinema no Porto, dos finais do século XIX até 1947.
O antigo Convento de Santo António da Cidade será revisitado no dia 16 de abril.
No dia 5 de maio, e também no dia 2 de junho, terá lugar um passeio pelas ruas da cidade para vislumbrar as provocações festivas executadas no granito da arquitetura barroca de meados do século XVIII.
“O Porto e o Palácio de Cristal” é o tema do percurso agendado para 18 de maio, seguindo-se, a 31 de maio, um itinerário pelos locais por onde passou a multidão em cortejo festivo aquando das celebrações da travessia aérea do Atlântico sul.
Partindo da crónica de Fernão Lopes, no percurso agendado para 9 de junho será lembrada a forma como o Porto se preparou e festejou o acontecimento, sendo percorridos os caminhos onde a festa mais se fez sentir.
Para o dia 17 de junho está agendado um passeio pelas cascatas relativas ao S. João.
“Visitas reais e arte efémera” é o tema do percurso agendado para 21 de junho e, por último, no dia 27 de junho, celebra-se o nascimento da violinista Guilhermina Suggia.
Para participar nos percursos culturais necessita de adquirir bilhete (disponíveis nos postos de turismo, museus, biblioteca pública, Teatro Rivoli ou em www.bilheteiraonline.pt).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil