
A iniciativa, refira-se, está marcada para as 18h30 e nela participam também todos os autores dos textos que a integram, nomeadamente Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, Eduardo Paz Barroso, presidente do Coliseu Porto, o músico Miguel Guedes dos Blind Zero, o bibliotecário Luís Cabral, o designer Henrique Cayatte, o poeta e ensaísta Bernardo Pinto de Almeida e o radialista Álvaro Costa.
O catálogo de “O Coliseu e a Cidade: 75 anos de histórias” é composto por vários elementos guardados numa caixa que, ao abrir-se, ganha a forma da sala do Coliseu fotografada por Alvão em 1941. Nela se encontra um livro, um álbum fotográfico e várias reproduções.
No que ao álbum fotográfico diz respeito, pertencem 75 imagens antigas e contemporâneas do Coliseu, muitas delas raras. Entre as reproduções consta, a título de exemplo, um alçado de Cassiano Branco de 1939 e um esboço do candeeiro da sala desenhado por Mário Abreu em 1941.
A exposição “O Coliseu e a Cidade: 75 anos de histórias” marca o encerramento das comemorações dos 75 anos de vida da maior sala de espetáculos da cidade. Com curadoria de Eduardo Paz Barroso, resulta de uma coprodução com a Câmara do Porto e é constituída por registos memoráveis – da arquitetura ao cinema, da música ao circo.