PUB
CMPorto

Peça de cortiça criada na Invicta alia design e vinho do Porto

Peça de cortiça criada na Invicta alia design e vinho do Porto
A startup portuense Clínica de Arquitectura criou a CEPA em cortiça, uma base para garrafas de Vinho do Porto. A peça já está a ser exportada para os Estados Unidos da América.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A CEPA é uma base para garrafas de Vinho do Porto que, à semelhança do vinho do Porto – um produto elaborado apenas com uvas oriundas do Douro – é produzida unicamente com materiais ligados à identidade do vinho e da região do Douro.
De um cilindro maciço, de cortiça ou madeira, são recortadas duas cavidades que se intersetam, com um design totalmente ajustado à função da peça: uma das cavidades foi dimensionada para a garrafa, enquanto a outra foi pensada para suportar a rolha, sem que esta toque o próprio suporte. A assimetria das cavidades permite igualmente o transporte seguro da peça com a mão esquerda, enquanto o vinho é servido com a direita.
O carácter distinto da peça já começou a ser reconhecido a nível internacional, estando a mesma a ser exportada para Nova Iorque. Em Portugal, a CEPA está à venda através da página de internet da Clínica de Arquitectura, na Loja de Serralves e no Museu do Douro.
A empresa está agora a estudar o desenvolvimento de edições limitadas da peça noutras madeiras do Douro, em cortiça natural e em cristal.
A CEPA foi criada pela Clínica de Arquitectura, empresa graduada do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2