PUB
Recheio 2024 Institucional

Passe único: Utentes do Porto pedem reforço de serviços

Passe único: Utentes do Porto pedem reforço de serviços

Com a entrada em vigor do passe único, o Movimento de Utentes dos Serviços Públicos do Porto (MUSP – Porto) apela a que sejam criados “postos de informação e atendimento”, bem como que haja um reforço de pessoal e de horários nos locais de venda para “dar uma resposta eficaz à procura”.

A entrada em vigor do passe único na Área Metropolitana do Porto (AMP) “é uma vitória dos utentes, uma conquista do direito à mobilidade e a uma melhor qualidade de vida”, refere o comunicado do MUSP.

É necessário, no entanto, que se tomem medidas para acautelar o aumento da procura dos serviços.

“Perspetivando-se uma maior afluência de utentes aos transportes públicos – basta ver que numa família de quatro pessoas, duas vão ter o passe gratuito -, há que acautelar desde já os serviços necessários para o esclarecimento dos utentes e para o processamento dos novos títulos de transporte”, lê-se no comunicado.

Assim, o movimento aconselha que sejam criados postos de informação e atendimento e pede que os atuais locais de venda sejam reforçados em pessoal e que tenham horários alargados.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Esta é uma questão importante”, refere o MUSP – Porto, acreditando que, face à “afluência e adesão a esta nova modalidade” torna-se “necessário reforçar a oferta, principalmente durante os primeiros tempos”.

O movimento pede aos responsáveis que criem medidas para evitar filas e congestionamento de serviços de forma a que “as expectativas criadas por esta decisão não sejam frustradas pela falta de informação e desarticulação das entidades”.

De referir que o passe único, que entrará em vigor a 1 de abril, vai poder ser adquirido a partir de quinta-feira, dia 21 de março, nas lojas Andante da Área Metropolitana do Porto.

O passe único agrega todos os operadores de transportes da AMP e custará 30 euros mensais para deslocações dentro do mesmo concelho, ou até três zonas. Já com um passe de 40 euros mensais será possível viajar por toda a AMP (17 concelhos).

Com este passe, também as famílias – quer sejam constituídas por dois, três, quatro, ou mais elementos – vão despender no máximo 80 euros para viagens na AMP ou 60 mensais para o seu concelho. No entanto, ainda não há data para a entrada em vigor deste passe na região.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem