Cerca de 17 mil estudantes das escolas de Matosinhos, do ensino básico ao secundário, vão passar a ter passe gratuito ainda durante o 3.º período deste ano letivo.
“Todos os estudantes do concelho [de Matosinhos] vão ter passe gratuito”, ainda durante este ano letivo, revelou sexta-feira a presidente Luísa Salgueiro, na reunião do Conselho Metropolitano do Porto que decorreu na Póvoa de Varzim, onde foi aprovado o Modelo de Passe Único da Área Metropolitana do Porto.
Esta medida – que abrangerá cerca de 17 mil alunos, incluindo os do ensino profissional – deverá ser implementada durante o 3.º período, ou seja, logo após a Páscoa, esclareceu à Lusa o vereador dos Transportes e Mobilidade, José Pedro Rodrigues.
No entanto, o responsável sublinhou que esta medida só avançará quando a “transformação da frota [da Resende para a Maré] em operação estiver concluída”, o que está previsto que ocorra até abril.
“O objetivo é que todos os jovens matriculados em escolas do concelho possam aceder gratuitamente aos transportes públicos durante todo o período do ensino obrigatório” e “inspirar bons hábitos de mobilidade”, salientou o vereador, citado pelo Diário de Notícias.