O passe gratuito de transportes públicos para estudantes com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, residentes em Vila Nova de Gaia, entra em vigor esta quinta-feira, dia 1 de abril.
Com esta medida, que se junta ao passe para os alunos do ensino superior já suportado pela autarquia gaiense, estima-se que serão abrangidos cerca de 13 mil alunos. O investimento municipal deverá alcançar os dois milhões de euros, até ao final do ano.
“Numa altura em que sentimos que as famílias não vivem uma situação de facilidade económico-financeira, é um contributo que o município dá para que o ano letivo dos nossos estudantes corra bem”, sublinhou Eduardo Vítor Rodrigues.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Gaia, o apoio deverá chegar apenas a cerca de 50% dos jovens entre os 13 e os 18 anos, uma vez que “as escolas são próximas das residências e muitos deles deslocam-se a pé”.
Note-se que esta medida se destina a “estudantes beneficiários do passe Andante 4_18 ou passe Andante 4_18 (A), das modalidades 3Z e municipal, com residência em Vila Nova de Gaia, com idades compreendidas entre os 13 e os 18, inclusive”.
Os alunos interessados em candidatar-se ao passe gratuito devem adquirir o cartão Andante passe 4_18, ou passe 4_18 (A), nas lojas Andante. Posteriormente, devem inscrever-se na plataforma de inscrições online” e anexar as informações solicitadas, nomeadamente o “número do passe Andante 4_18 ou 4_18 (A)”, “certidão comprovativa do domicílio fiscal” e “atestar a legitimidade do Encarregado de Educação, através de declaração validada pela respetiva escola”.
A partir desta quinta-feira, ficam, assim, abrangidos pela gratuitidade de utilização dos transportes públicos os estudantes gaienses de todos os graus de ensino, desde o básico ao universitário, somando-se o apoio do município ao passe sub-13, assegurado pela Área Metropolitana desde janeiro de 2020.