PUB
CIN - Branco Perfeito

Passe gratuito 13-18 em Gaia entra em vigor esta quinta-feira

Passe gratuito 13-18 em Gaia entra em vigor esta quinta-feira

O passe gratuito de transportes públicos para estudantes com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, residentes em Vila Nova de Gaia, entra em vigor esta quinta-feira, dia 1 de abril. 

Com esta medida, que se junta ao passe para os alunos do ensino superior já suportado pela autarquia gaiense, estima-se que serão abrangidos cerca de 13 mil alunos. O investimento municipal deverá alcançar os dois milhões de euros, até ao final do ano. 

“Numa altura em que sentimos que as famílias não vivem uma situação de facilidade económico-financeira, é um contributo que o município dá para que o ano letivo dos nossos estudantes corra bem”, sublinhou Eduardo Vítor Rodrigues. 

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Gaia, o apoio deverá chegar apenas a cerca de 50% dos jovens entre os 13 e os 18 anos, uma vez que “as escolas são próximas das residências e muitos deles deslocam-se a pé”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Note-se que esta medida se destina a “estudantes beneficiários do passe Andante 4_18 ou passe Andante 4_18 (A), das modalidades 3Z e municipal, com residência em Vila Nova de Gaia, com idades compreendidas entre os 13 e os 18, inclusive”.

Os alunos interessados em candidatar-se ao passe gratuito devem adquirir o cartão Andante passe 4_18, ou passe 4_18 (A), nas lojas Andante. Posteriormente, devem inscrever-se na plataforma de inscrições online” e anexar as informações solicitadas, nomeadamente o “número do passe Andante 4_18 ou 4_18 (A)”, “certidão comprovativa do domicílio fiscal” e “atestar a legitimidade do Encarregado de Educação, através de declaração validada pela respetiva escola”. 

A partir desta quinta-feira, ficam, assim, abrangidos pela gratuitidade de utilização dos transportes públicos os estudantes gaienses de todos os graus de ensino, desde o básico ao universitário, somando-se o apoio do município ao passe sub-13, assegurado pela Área Metropolitana desde janeiro de 2020.  

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/festas-felizes-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=1123-sabebem76&utm_campaign=sabebem