Entre os 80 candidatos aos galardões, que distinguem boas práticas das políticas públicas de desenvolvimento regional, foram eleitos 25 finalistas e cinco vencedores nas secções de sustentabilidade, inovação social, desenvolvimento urbano e promoção da política regional da União Europeia. Para além da UPTEC, selecionada pelo trabalho desenvolvido enquanto incubadora de empresas, foram escolhidos projetos ligados à valorização e eficiência ambiental de PME (pequenas e médias empresas) no noroeste de Inglaterra, à empregabilidade de cidadãos com mais de 45 anos na Polónia, à formação e gestão de comunidades de vizinhança em Berlim (Alemanha), e ainda à sensibilização para a integração social e profissional de pessoas surdas na Lituânia.
A ação do Parque de Ciência e Tecnologia da UP na criação de emprego entre os jovens mereceu rasgados elogios, durante a sessão de entrega de prémios, realizada esta quinta-feira, em Bruxelas. “Converter o conhecimento das universidades em empresas que produzem valor económico é fechar um ciclo virtuoso”, defendeu Carlos Neves, vice-presidente da CCDRN, no momento em que a equipa recebia o galardão.
Sexta-feira 1 Fevereiro, 2013
Parque de Ciência e Tecnologia da UP vence prémio da União Europeia
Para o secretário de Estado da Economia, Almeida Henriques, o prémio “distingue a forte marca de inovação e empreendedorismo da Universidade do Porto, que é um porta-aviões da ciência na economia do Norte”. “Os seus resultados falam por si: no número de empresas, empregos e negócios criados”, sustentou.