PUB
Recheio 2024 Institucional

Parque das Serras do Porto quer criar uma Grande Rota de percursos naturais

Parque das Serras do Porto quer criar uma Grande Rota de percursos naturais

A Associação Parque das Serras do Porto, que junta os concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo, vai lançar, até ao final do ano, um concurso para criar a “Grande Rota” de percursos em área natural, que terá uma extensão de 60 quilómetros.

“O objetivo é criar uma rede de 60 quilómetros de percursos, aproveitando os já existentes, mas fazendo reparações ao nível do pavimento e outros aspetos. Também está programado colocar sinalização e sinalética uniformes. Chama-se ‘Grande Rota’ e já candidatámos a ideia a uma linha de financiamento do Turismo de Portugal, mas se a candidatura não for aprovada, já decidimos que o investimento avança suportado pela associação e pelos municípios”, revelou Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, à Agência Lusa, citada pelo jornal Público.

O autarca, que este ano preside à Associação Parque das Serras do Porto, avançou ainda que o investimento estimado para este projeto ronda os 300 mil euros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo Marco Martins, “o parque tem tido cada vez mais procura, mais turistas e visitantes”, razão pela qual a Associação Parque das Serras do Porto “sente necessidade de reforçar a vigilância do parque” estando “a ser ultimados protocolos com autoridades de segurança”. Para além disso, “estamos a projetar uma rede de equipamentos públicos de apoio”, acrescentou ainda Marco Martins.

O Parque das Serras do Porto abrange as serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas, numa área de aproximadamente seis mil hectares de zona verde dos concelhos de Gondomar, Paredes e Valongo. Classificado como Paisagem Protegida, o “Pulmão Verde” da Área Metropolitana do Porto conta com o alto patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Foto: Parque das Serras do Porto

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem